Contadores 2017

Alessandra Visentin
Psicóloga, atriz e contadora de histórias. Com mais de 20 anos de carreira artística, iniciou suas atividades teatrais em 1993, participou de diversas montagens de peças teatrais, tais como “No Natal a gente vem te buscar”, de Naum Alves de Souza e “Querida Mamãe”, de Maria Adelaide Amaral, de curtas-metragem como o “Fio e a Cidade”, com direção de Almeida Junior e Alexandre Guerreiro, do longa- metragem “Labirinto de Pedra”, do cineasta José Sette e de festivais de teatro de grande importância no cenário artístico, como o Festival de Teatro de Curitiba. É coordenadora da Associação Médicos do Barulho, da qual integra o elenco desde dezembro de 2001.



 Eleonora Medeiros

Pedagoga, escritora  e contadora de histórias com 22 anos de experiência na área da educação literária.
É proprietária de uma livraria itinerante com foco no livro infantil.
 Colaboradora da Editora Moderna no interior do estado do RS contando histórias e realizando oficinas sobre literatura infantil.
Realiza palestras e horas do conto  em diversas Feiras de Livros Municipais, Escolares, Seminários e Simpósios .
Idealizadora dos projetos de mediação de leituras " Cofre Literário" que leva uma pequena biblioteca de contos curtos  para filas de bancos e órgãos públicos e "Ninho no coração" realizado em Cursos de Magistério e ONGS que incentivam e iniciam a capacitação de adolescentes com oficinas  para formação de jovens contadores de histórias.
Possui tres obras infantis, publicadas pela Editora ViaPampa:
Luzia A Gatinha pretinha
A Princesa Escabelada e o Galante vendedor de Pentes
Uma Colcha para Cobrir o Mundo

 Ivani Magalhães

Contadora de Histórias e Mestre em Educação pela PUC-SP com formação em Psicologia e Pedagogia. Há onze anos atua como docente no Centro Universitário Ítalo Brasileiro - UniÍtalo, ministrando aulas no curso de Pedagogia. É coordenadora das atividades de extensão e pesquisa ligadas à Brinquedoteca da Instituição. Pesquisa temas ligados à Educação Infantil, Cultura da Infância e Narração Oral. Ministra oficinas e Workshops sobre a Arte de Contar Histórias, Brinquedoteca, entre outros temas vinculados à infância e à ludicidade. Idealizadora e coordenadora do curso de Pós-Graduação Linguagens da Infância. Professora no curso de Pós-graduação "A arte de contar histórias: Abordagens poética, literária e performática". Autora dos livros de literatura infantil "Minhoca Dondoca" (Giostri, 2012) e "Papelito: Uma história de amor com o m e co-autora dos livros "A arte de contar histórias: Abordagens poética, literária e performática" (Ícone, 2010) e "Essa história eu conto assim" (Giostri, 2012). Atualmente desenvolve os projetos "Contar é preciso, ler é indispensável" (Biblioteca Belmonte), "Conta Comigo" (www.facebook.com/comunidadecontacomigo), "Hora do Conto para Bebês", com co-autoria e participação no cd "Saracuteia - Cantos e Contos para quem ainda usa fraldas".


Rosane Castro

Escritora, narradora de histórias, arte-educadora e promotora cultural. Graduada em Letras pela Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, e pós-graduada em História e Cultura Indígena e Africana. Atua em projetos culturais, sociais e pedagógicos em instituições públicas, privadas e organizações não governamentais. Organiza e atua em feiras, bienais e eventos culturais e literários na Região Metropolitana de Porto Alegre e em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul e vários estados do Brasil. Coordenou por quatro anos  o espaço QG dos Pitocos, na Feira do Livro de Porto Alegre. É idealizadora e coordenadora do Seminário de Contadores de Histórias “Ao Pé do Ouvido”, em Cachoeirinha/RS, de 2009 a 2012. É idealizadora e coordenadora do Encontro de Contadores de Histórias, em Gravataí, de 2012 a 2016. Atua em projetos de incentivo à leitura em vários estados brasileiros. Coordena o projeto Biblioteca Itinerante Griô, aprovado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura – Mais Cultura/Pontos de Leitura. Uma das idealizadoras do projeto Piquenique da Leitura (2011), que continua em atividade em Cachoeirinha, sob coordenação da Jornalista Sônia Zanchetta. Coordenadora do Projeto Divã de Histórias / Contos Curadores – proposta de mediação de leitura em espaços de abertos com grande circulação de pessoas.


Rosane Rösing

Professora, contadora de histórias, com 32 anos de experiência. Formadora de leitores e curadora de Literatura Infantil no Viveiro Cultural.
Formação em Educação Física, atuou como mediadora de leitura na Biblioteca Municipal de Cachoeira do Sul. Com vários cursos de especialização na área da arte narrativa, aprimorou seu aprendizado em Portugal em curso realizado pela contadora de histórias Clara Haddad.
Realiza o Projeto Lendo - Leitura dramática para adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!